A Fúria Feminina!

Pepsi e os Memes: uma estratégia eficaz

Hoje me deparei com a notícia de que a Pepsi está divulgando em suas redes sociais uma nova promoção, desta vez com o trio gospel desafinado do Para Nossa Alegria. Segundo a Info, a empresa de bebidas promete que o trio lançará um novo hit se a fanpage da Pepsi alcançar 500 mil likes (atualmente a fanpage tem quase 400 mil fãs).

O vídeo do desafio Pepsi pode ser visto neste link

Já não é a primeira vez que a Pepsi se utiliza de memes da internet para promover a marca. Há alguns meses estava rolando um comercial de tv com Joel Santana fazendo referência à aquele vídeo que ele falava inglês maravilhosamente. Apesar de que o comercial apareceu muito tempo depois do vídeo ter feito sucesso, eu mesma nem lembrava mais!

Acho uma boa sacada das empresas se utilizarem destes virais da internet para promover a marca (mas é claro que a propaganda tem mais chances de funcionar se o público-alvo for jovem e antenado com as novidades que surgem diariamente na internet).

Normalmente os memes da internet quando conseguem uma grande repercussão em um curto espaço de tempo, ganham visibilidade apenas em programas dominicais falidos desesperados por pautas que garantam audiência.

Se as empresas conseguirem se utilizar dos virais de forma criativa, eles podem se tornar uma ferramenta muito efetiva. Lembrando que o vídeo do Para Nossa Alegria já soma 15 milhões de visualizações e do Joel Santana tem 1 milhão (podemos considerar que um grande número de pessoas conhece o assunto e não ficará sem entender a campanha da empresa). O único problema é se as agências de marketing não conseguirem fazer algo bacana e inovador. Apenas “espremer” o meme e fazer mais do mesmo, pode fazer do que era inicialmente engraçado, um negócio irritante!

Juliana Baptista

Juliana Baptista

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