A Fúria Feminina!

Upworhty: viralizando conteúdos relevantes na internet

Quem nunca reclamou ou ouviu alguém dizer que a internet está cheia de inutilidades e nós somos obrigados a aguentar esta avalanche de besteira por causa das redes sociais?

Ou ainda: quem nunca entrou num portal de notícias e acabou se perdendo na editoria de bizarrices só porque a manchete era atrativa e no final, até se esqueceu de dar uma olhada nos fatos mais “importantes”?

Com o intuito de filtrar todo esse conteúdo wébico e compartilhar com o público, temas relevantes, mas de forma atrativa e visual, Peter Koechley (ex-editor do The Onion) e Eli Pariser (presidente da organização política MoveOn) criaram o Upworthy. O site ainda está numa fase inicial, mas já possui uma fanpage no Facebook com mil pessoas e 660 seguidores no Twitter. Um bom começo para um site criado ONTEM.

A proposta do Upworthy é interessante: tornar questões “sérias” como problemas políticos, econômicos, sociais em conteúdos atrativos e interessantes de se compartilhar na web. Porque não deixar um assunto importante tão atrativo quanto vídeos de gatinhos?

Na internet, os conteúdos mais compartilhados são ligados a entretenimento e diversas vezes não agregam nada para os usuários. Então, porque não viralizar os assuntos considerados chatos e fazê-los serem compartilhados tanto quanto vídeos de “pessoas fazendo coisas FAIL” ou piadas com memes?

Mas será que viralizar é a solução para alcançar visibilidade significativa nas redes?

Não que isso seja o ideal, mas é uma iniciativa para atrair novos leitores, principalmente os jovens. Se o assunto é muito sério ou complexo, as pessoas tendem a se afastar e buscarem conteúdos mais “fáceis de digerir” e permanecem indiferentes a questões significativas.

Particularmente, acho que esta ideia tem tudo pra dar certo. Eu mesma já passei por uma situação no 9GAG: durante as eleições na Russia, só fiquei sabendo dos problemas das irregularidades e fraudes vendo memes no site. Não que me orgulhe disso, mas confesso que normalmente não procuro me informar sobre a situação política russa.

O Upworthy tem um site bem básico que explica qual é seu intuito de forma bem humorada e criativa. No Facebook, os compartilhamentos da fanpage são em sua maioria infográficos sobre questões políticas americanas (já que esse é o ano das eleições nos EUA), o conteúdo é bem atrativo e engraçado. Vale a pena conferir e dar uma chance ao Upworthy!

Veja um infográfico que eles postaram sobre “O que os americanos ricos poderiam fazer pelo país

Juliana Baptista

Juliana Baptista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s