A Fúria Feminina!

Brasileira, com muito orgulho, com muito amor…

A data significa muito para o Brasil, para os brasileiros e também para o mundo que ganhou uma nova nação aos 7 de setembro de 1822. Não mais uma como as demais, mas um país de todas as raças, todos os povos, que abraça os novos habitantes e sempre acolhe os que desejam voltar.

O fato de eu ser brasileira conta (muitos) pontos nessa descrição, mas hoje o mundo sabe do potencial brasileiro e reconhece o valor de nossa gente. Apesar de o estereótipo de país do carnaval, mulher bonita e futebol ainda existir no cenário internacional. E até mesmo nacional.

Apesar do otimismo, tenho consciência de que ainda há muito crescimento e desenvolvimento esperando pelo Brasil. Por mais que o trabalho seja intenso e a vontade de competir entre as grandes potências seja maior ainda, o atraso tecnológico, econômico, social e outros fatores ainda faz do Brasil um país emergente. Mas já que brasileiro não desiste nunca, aqui estamos nós construindo (tentando) um verdadeiro país de todos.

Não posso ser hipócrita e acreditar que o nacionalismo é o único motivo de alegria e comemoração do 7 de setembro: o Brasil se lembra de sua independência mais pelo feriado e pela folga (eu me incluo nessa categoria também) do que pela data e significância em si, mas lá no fundo existe uma lembrança da nação.

Nada comparado ao ufanismo e brasilidade que parece tomar conta do país nas épocas de Copa do Mundo, mas o Brasil fica levemente tingido pela bandeira em 7 de setembro.

Nesse ano de 2011, além dos tradicionais desfiles e paradas nas ruas de cada cidade escondida por esse território verde-amarelo, outros protestos e manifestações marcaram a data, como a passeata contra a corrupção em Brasília. Aliás, esse foi o maior destaque das comemorações desse ano.

Nasceu uma nova forma de declarar o “orgulho de ser brasileiro”: protestando pelos direitos da nação!

 

A data foi repercutida mundo a fora pelo doodle do Google que trouxe a Independência do Brasil em destaque e fez nossa propaganda! Merecidamente.

Aqui no país, o Estadao.com trouxe as fotos do desfile de 7 de setembro que aconteceu no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Além das imagens das manifestações que aconteceram pelo Brasil.

 

 

Outros jornais de repercussão nacional, como O Globo e o Jornal de Brasília também mostraram o tradicional desfile na capital, primeiro de Dilma Roussef como presidente. Até mesmo Barack Obama nos mandou os parabéns.

Parabéns Brasil! Por sua independência e pela conscientização dos brasileiros que buscam um futuro digno para essa Pátria Amada!

E assim seguimos entoando: “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor…”

Helena Ometto

Helena Ometto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s