A Fúria Feminina!

Os 25 anos de “Curtindo a Vida Adoidado” e uma possível sequência

O filme “Curtindo a Vida Adoidado” – “Ferris Bueller’s Day Off” – dirigido por John Hughes, o mesmo que dirigiu outras obras clássicas como “Clube dos Cinco” e “Mulher Nota 1000” – completou 25 anos em 11 de junho, e ao longo desses anos, continua sendo considerado um clássico absoluto, é também, um dos maiores ícones dos anos 80.

A interpretação de Mattew Broderick deu vida ao personagem mais emblemático dos filmes oitentistas: Ferris Bueller, o qual mantém um diálogo com a câmera, fala diretamente para ela, passando a impressão de uma conversa o com espectador. Esse diferencial destaca o filme de outros, pois faz com que o público se identifique com a história de Bueller.

Trecho inicial do filme com direito a abertura da Sessão da Tarde. Quem nunca passou a tarde na frente da televisão assistindo a esse clássico?

Há rumores sobre uma sequência do filme. Desde 2007, o desconhecido roteirista Rick Rapier vem trabalhando nesta possível continuação, e o texto para tal sequência já estaria pronto. No roteiro de Rapier, Ferris torna-se, juntamente com seu amigo Cameron Frye, um empresário bem sucedido devido ao seu programa de motivação pessoal baseado na ideologia de que “a vida passa muito rápido”. Só restam aos fãs aguardarem a confirmação da continuação do filme.

Porém ficam algumas questões: será que esta sequência faria o mesmo sucesso que fez o filme? E por que a indústria cinematográfica mantém essa insistência em dar continuidade a filmes que obtiveram grande sucesso em suas estreias? Como fã dessa obra clássica, creio que nenhuma sequência chegará aos pés de “Curtindo a vida adoidado”, pois este é um filme único e insuperável.

Resumidamente, o filme se desenrola da seguinte maneira: Ferris Bueller (Matthew Broderick) acorda certa manhã e em um dia maravilhoso de Sol, decide que não vai desperdiçá-lo ficando enfurnado na escola. Engana os pais dizendo que está doente e segue para um dia de diversão acompanhado de seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck) e de sua namorada Sloane (Mia Sara), a bordo de uma Ferrari. Porém, duas pessoas não caem na conversa de Ferris: sua irmã Jeanie (Jennifer Grey), que não aceita o fato do irmão sempre se dar bem em suas armações, e o diretor da escola Ed Rooney (Jeffrey Jones), que simplesmente não vai com a cara de Bueller. Ambos farão de tudo para desmascará-lo. Ferris faz jus ao título do filme e curte a vida adoidado no centro de Chicago, visitando vários lugares, almoçando em restaurante chique e encerrando seu dia de folga com uma performance de  “Twist and Shout” dos Beatles em um desfile.

O sucesso de “Curtindo a Vida Adoidado” é tão grande que até mesmo influenciou a cena musical. A frase “Save Ferris” que aparece no filme serviu de inspiração para o nome da ótima banda de ska-reggae Save Ferris (1995-2002), formada na cidade de Orange County, Califórnia. A banda composta por Monique Powell (vocais), Bill Uechi (baixo), Eric Zamora (saxofone), Brian Mashburn (guitarra e vocais), T-Bone Willy (trombone) e José Castellanos (trompete), apresenta uma discografia pequena, limitando-se a três álbuns, “Introducing Save Ferris”, “It Means Everything” e “Modified”.  A canção “Come On Eileen” foi o hit de maior sucesso.

O filme é mais do que recomendado e deve sim ser visto em sua dublagem clássica, pois além de torná-lo ainda mais clássico, a dublagem já faz parte da memória dos fãs. Além da dublagem, outro ponto marcante do filme é a mensagem transmitida: ”A vida passa muito rápido, e se você não parar de vez em quando para aproveitá-la, ela acaba e você nem percebe”. Com isso, “Curtindo a Vida Adoidado” tornou-se um verdadeiro clássico incansável de ser visto.

Aproveite a vida.

E salve Ferris!

Juliana Santa Rosa

Juliana Santa Rosa
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s