A Fúria Feminina!

O que fazer sem as sacolinhas?

Uma das matérias discutidas no quadro Primeira Página dessa semana foi a aprovação da lei que proibe a distribuição das sacolinhas plástocas nos supermercados da cidade de São Paulo. Essa lei já sendo aplicada em outros municipios desde o ano passado, mas com a cidade de São Paulo em foco o assunto entrou para as rodas de discuss~~oes! E virou pauta aqui no TPMidia!

Essa foi a reportagem que foi ao ar no nosso programa na Radio Unesp Virtual:

Na última quinta-feira, dia 19, Kassab sancionou a lei que proíbe a distribuição das sacolinhas plásticas nos supermercados da cidade de São Paulo.

 O Estadão.com divulgou que as supermercados tem até o final desse ano para se adequarem à lei e incentivarem o uso das ecobags, aquelas sacolas reutilizáveis.

As lojas tem que distribuir pelo ambiente placas informativas dizendo “Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis!” como uma forma de incentivo.

As sacolas também não podem mais estampar que são biodegradáveis, oxidegradáveis, nem nada que indique alguma vantagem ecológica.

A indústria do plástico é contra essa proibição, é claro. Eles alegam que o problema é o descarte errado e o desperdício de parte das sacolas e não o uso em si.

Além de afirmarem que as sacolas são 100% utilizadas como sacos de lixo e no transporte de objetos.

O estadão.com quis saber como os leitores vão substituir as sacolinhas e a gente quer saber o mesmo. Como a gente pode fazer pra substituir?

O assunto provoca algumas questões que foram debatidas em nosso programa como o que as pessoas acham dessa proibição e se pensam que vai realmente ajudar na questão ambiental, quem vai sair mais prejudicado nessa história e se o prejuízo não é necessário para a sustentabilidade.

Esse video conta um pouco da trajetória das sacolinhas a partir do momento em que saem das nossas casas (podem ignorar a música)

Aqui uma reportagem mostrando que a lei já está sendo aplicada desde 2010 em algumas cidades do interior do estado de São Paulo:

Helena Ometto

Helena Ometto

Deixe um comentário