A Fúria Feminina!

Detonautas e sua releitura de AC/DC

AC/DC

Confesso que fiquei espantada quando li o título da matéria do G1 “Detonautas lança versão de ‘Back in black’ do AC/DC; ouça”. Conheço o AC/DC há muito tempo e assim como centenas de pessoas presumi que essa tal releitura não teria grandes chances de dar certo.

Releitura é uma criação feita a partir de uma obra já existente, porém com um ponto de vista diferente do original,  de acordo com o contexto social e cultural do artista. Pois é, a música original Back in Black foi feita pelo AC/DC em 1980 depois da morte do vocalista Bon Scott, então fizeram esta canção para simbolizar a volta da banda do luto. Hoje, me deparei com a letra do Detonautas e realmente não tem nada a ver com a letra do AC/DC e sim com uma crítica a juventude atual.

Concordo que esta juventude leite-com-pêra deva ser criticada de diversas formas, seja ela com música, filmes, livros, novelas…  que seja! Mas acredito que o Detonautas falhou em colocar sua letra no instrumental de Back in Black, não acredito que o pessoal do Hard Rock se importa em criticar o pessoal da Revolução de Sofá. Sem contar que estamos falando de bandas muito diferentes e estilos musicais muito diferentes: AC/DC é hard rock clássico, desde o tiozão cabeludo motoqueiro até muitos jovens que sabem apreciar o bom rock n’ roll curtem. Já o Detonautas tem um público distinto do primeiro: é mais um pessoal jovem, menos crítico em relação ao instrumental e às letras (ou você acha que um bom apreciador de rock n’ roll ouviria numa boa “quando o sol se for, meu amor, vou onde você for”?).

Detonautas

Sou um tanto suspeita para falar de AC/DC, já que gosto da banda há muito tempo e admiro tanto a banda quanto os fãs. Também sou suspeita em falar de Detonautas já que sempre detestei suas músicas, seu estilo, suas canções de Malhação e o fato de Tico Santa Cruz ter entrado no lugar de Rodolfo nos Raimundos (nem vou discorrer sobre isso neste post).

Gostos musicais a parte, a verdade é indiscutível: Detonautas cantando em cima de Back in Black iria gerar uma revolta dos fãs de AC/DC. Sério Detonautas, vocês podem cantar suas músicas criticando a geração preguiçosa, porém, usem uma música de vocês, sem releituras!

A cara da tristeza
Agus Young certamente faria essa cara de meme ao ouvir a nova versão de Back in Black (eu também fiz!)

Não acreditei quando ouvi:

“Se me bloqueiam de um lado, eu me infiltro do outro
Eu sou pior que um rato eu entro pelo esgoto
Voltei de perto pro combate sem medo de apanhar
Eu não sou jesus cristo então vou revidar
A brincadeira é rebeldia, sem inteligência
Essa vidinha de gato é realmente deprimente
Ninguém questiona nada, ninguém contesta
Aceitam tudo calados ou somente detesta
Quando eu mudo minha faceta
Vejo o outro lado
Chega de exaltar esse glamour falsificado
Eles dizem que isso é rock, rock é isso aqui
Aprende com quem sabe ai ac/dc”

Rock é isso aqui? O AC/DC ou Detonautas? Aprende com quem sabe aí AC/DC? Parece que ele está falando com algum manolo amigo dele! Eu já estava esperando o Angus falar “é isso aí djow!” O.o Eu não sou Jesus Cristo? Porque meu Deus, por quê ele disse isso?

Sério… não vamos misturar água com óleo, nunca combinou e não é hoje que vai combinar!

Se tiver coragem, ouça a releitura de Back in Black

Juliana Baptista

Juliana Baptista
Uma resposta

  1. karime

    Essa parte já diz tudo:
    “Sou um tanto suspeita para falar de AC/DC, já que gosto da banda há muito tempo e admiro tanto a banda quanto os fãs. Também sou suspeita em falar de Detonautas já que sempre detestei suas músicas, seu estilo, suas canções de Malhação e o fato de Tico Santa Cruz ter entrado no lugar de Rodolfo nos Raimundos.”

    coragem pra ouvir isso? valei-me meus ouvidos não foram feitos pra ouvir merda nao rs

    17 de maio de 2011 às 19:14

Deixe um comentário

