A Fúria Feminina!

TV 60: A história da televisão brasileira

 
Logotipo da série
Para comemorar as seis décadas da televisão brasileira a TV Cultura vem exibindo todas as quintas-feiras às 23h15 uma série de documentários que conta a história da TV no Brasil. A série TV 60, de Carlos Alberto Vizeu, relata em vários capítulos a história da televisão brasileira através de depoimentos, imagens e entrevistas com os principais personagens entizando a  inauguração do primeiro canal brasileiro e da primeira televisão da América Latina, a PRF-3-TV, que mais tarde passou a chamar TV Tupi, entrando no ar em 18 de setembro de 1950, em São Paulo.
 

Vídeo da inauguração da TV Tupi

  

 “Ninguém me contou, eu estava aqui”, frase tida pelo ator Lima Duarte em depoimento na frente do edifico onde funcionou a primeira emissora de TV do país abre a série. A trajetória da televisão segue ilustrada  por cenas que mostram os programas iniciais, os atores e novelas pioneiros, as dificuldades enfrentadas, os improvisos, os momentos notáveis e o impacto da novidade trazida pelo televisor.

1ª parte da série

A chegada da televisão no país é atribuída ao jornalista Assis Chateaubriand que havia comprado uma estação, mas não sabia exatamente o que fazer, que tipo de equipamento usar e quantas câmeras seriam necessárias para emissora entrar em operação. Decidiu trazer técnicos da RCA – America Radio Corporation – e implantou a televisão no Brasil. A estreia foi transmitida em 200 aparelhos e há controvérsias quanto à primeira transmissão de imagens.

2 ª parte da série

Ao longo dos episódios, são exibidos fatos que marcaram a história da televisão, tais como a inauguração das novas emissoras que entraram no ar após a TV Tupi e os programas memoráveis apresentados por nomes como Chacrinha, Blota Júnior, Flávio Cavalcanti, Dercy Gonçalves, Hebe Camargo, entre outros. A série apresenta também cenas e relatos dos artistas pioneiros e que fizeram grande sucesso como Lolita Rodrigues, Lima Duarte, Walter Avancini, Cassiano Gabus Mendes, Janete Clair, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Regina Duarte, Fernanda Montenegro, entre outros.

3ª parte da série

Além disso, os telespectadores podem conferir como o teatro foi parar na telinha e a conquista de espaço do futebol na mesma. A série de documentários aborda assuntos variados como o telejornalismo, a teledramaturgia, os humorísticos, os programas infantis, a tecnologia na TV, a TV pública, entre outros temas.

Programa de excelente qualidade que deve ser visto, não somente por profissionais e estudantes de área de Comunicação, mas por todos aqueles que buscam conhecer sobre a relevância da história da televisão brasileira. Uma boa pedida para as noites de quintas-feiras e um acréscimo no conteúdo visto em sala de aula por nós, estudantes de Jornalismo, para não ficarmos apenas com divagações gregas de nossos professores.

Juliana Santa Rosa 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s